sexta-feira, 23 de maio de 2014

TENS



Tratamento de Choque

A eletroterapia, ou terapia por corrente elétrica, é um recurso muito utilizado e que possui muitos benefícios no tratamento fisioterapêutico. Existem diversos tipos correntes e elas possuem várias finalidades. Cada corrente possui parâmetros que são ajustados conforme a condição do problema e do paciente, como por exemplo, a estrutura afetada (músculo, tendão, ligamento, pele); o quadro da dor (aguda, sub-aguda ou crônica), a localização da dor (pontual ou regionalizada), e cada tipo de corrente causa uma sensação diferente no paciente (formigamento, agulhadas, contração muscular).
Dentre as correntes elétricas, as mais utilizadas são o TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea), o CIV (Corrente Interferencial Vetorial) e a Corrente Russa. O TENS possui como função a analgesia (alívio da dor), o relaxamento muscular e a melhora de contraturas. Já o CIV, além da ação analgésica, antiinflamatória e miorelaxante, possui a função de estimulação muscular, utilizada para tratamentos de fortalecimento muscular. E a corrente russa é utilizada como forma de estimulação muscular, tanto na prevenção e reabilitação de hipotrofia (causada por traumas ou períodos de imobilização e inatividade) como no tratamento estético, para melhora da flacidez e para modelar a musculatura.

É importante ressaltar que esse tipo de recurso, principalmente o analgésico, não tem poder curativo e deve ser utilizado como coadjuvante no tratamento. A dor é um sinal de que alguma coisa não está bem, e o alívio dela serve para melhorar a qualidade de vida do paciente além de ser extremamente importante para a evolução e bom andamento do tratamento, pois, com dor, nem sempre o paciente consegue realizar determinados movimentos e exercícios, que são imprescindíveis para resolução do problema que está ocasionando a dor.

A procura de um profissional qualificado garante um tratamento efetivo e resultado satisfatório. É importante que o profissional explique a sua condição, o tratamento realizado e seus objetivos, para que você saiba exatamente o que, e porque, está sendo feito. Por isso informe-se e questione, é a sua saúde que está em jogo!
Algumas indicações da TENS:
- dor aguda, dor crônica; dor lombar; dor de dente; pós-operatórios; dor abdominal; dor de cabeça; bursites; entorses; distensões musculares; dor no coto amputado; dor nas costas; entre outras.
Algumas contra-indicações da TENS:
- caso o paciente em questão seja portador de marcapasso; se o paciente apresentar dor sem diagnóstico, podendo com o uso da TENS mascarar doenças graves; se o paciente for portador de doenças cardíacas; nos três primeiros meses de gestação; em regiões próximas do olho, entre outras.

Acupuntura





A acupuntura possui diversos benefícios para o nosso corpo e nossa mente. Esta prática milenar originada no Oriente, chegou e foi reconhecida como especialidade médica no Brasil desde 1995. Os benefícios da acupuntura surpreende até mesmo os médicos mais experientes e estes benefícios são estudados a cada ano que passa. A novidade da vez fica por conta da acupuntura a que vem substituir as tradicionais agulhas que causam medo em muitas pessoas. Veja a seguir alguns benefícios da acupuntura, prática esta muito comum nos dias de hoje.

- Diminuir o desconforto da cólica menstrual;
- Diminuir o estresse;
- Diminuir a ansiedade;
- Tratamento contra o câncer;
- Tratamento contra problemas de ereção e ejaculação precoce;
- Tratamento contra infertilidade masculina e feminina.





quinta-feira, 22 de maio de 2014

Fisioterapia respiratória




A Fisioterapia Respiratória é o meio utilizado para promover o estabelecimento ou restabelecimento da função pulmonar utilizando técnicas manuais e/ou com auxílio de equipamentos, exercícios ativos, ativo-assistidos ou passivos além de procedimentos técnicos (como aspiração das vias aéreas, por exemplo). De um modo geral, os objetivos são favorecer a capacidade ventilatória, ou seja, tornar o mais eficiente possível a entrada e saída de ar dos pulmões e a melhor troca gasosa.
Para que se alcance esses objetivos, a Fisioterapia Respiratória atua de modo a melhorar o clearance mucociliar (processo de “limpeza” brônquica natural da via aérea), na prevenção ou remoção secreções brônquicas em excesso (favorecendo as trocas gasosas), melhora da mobilidade torácica e da ventilação pulmonar.

Como alcançar uma postura correta





A postura correta é importante para evitar a dor nas costas, lesões na coluna, diminuir a gordura localizada e aumentar a autoestima. As 5 dicas para alcançar a postura corporal correta são:
  1. Evite trabalhar com o tronco inclinado para frente. Sempre que estiver sentado, encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas;
  2. Durma de lado, com um travesseiro baixo para apoiar a cabeça, e outro travesseiro entre as pernas, para adequar a altura do quadril e a não rodar a coluna;
  3. Quando estiver de pé, apoie o peso do corpo nos dois pés, evitando colocar o peso num só lado do corpo;
  4. Não carregue bolsas pesadas no ombro, mas numa bolsa de tamanho médio segurando com uma das mãos e o mais leve possível;
  5. Pratique exercícios físicos regularmente, pelo menos 2 vezes por semana porque assim os músculos ficam mais fortes e fica mais fácil adotar uma postura correta.
Ao seguir estas simples recomendações em poucas semanas poderá notar uma melhor postura corporal, diminuindo as chances de desenvolver uma série de alterações e de compensações em todo o corpo.


Como ter uma alimentação saudável




1.Não fique sem comer"O mais importante é não passar longos períodos sem comer. Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições é fundamental, pois ao restringir energia o metabolismo tende a ficar mais lento, como uma forma de poupar energia que lhe foi fornecida, o que acaba dificultando a perda de peso. Além disso, provavelmente a pessoa irá comer mais na próxima refeição, buscando alimentos mais calóricos, como uma forma de compensação, o que também resultará em ganho de peso." (Carla Fiorillo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo)
 
2.Sinta prazer comendo
"A alimentação também é fonte de prazer. Não se torne escravo de dietas e calorias, pois existem cada vez mais estudos que evidenciam que pessoas que se preocupam demais com a forma física tendem a sofrer maiores oscilações de peso, além de serem insatisfeitas com o próprio corpo. Estar bem consigo mesmo e cuidar do corpo com atividade física e alimentação saudável são as melhores formas de obter uma boa qualidade de vida." (Carla Fiorillo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo)

3.Busque alimentos naturais

"Siga uma alimentação o mais natural possível e tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados. Se comer um macarrão industrializado, faça você mesmo um molho caseiro. Se quiser tomar um suco de frutas, tente tomar o natural, pois os alimentos industrializados contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar hipertensão e sobrecarregar os rins." (Daniela Cyrulin, nutricionista da USP e da Instituto Saúde Plena)

4. Faça substituições
 "Tente substituir alimentos mais pesados e gordurosos por versões mais leves sempre que possível: faça macarrão de palmito pupunha desfiado, arroz de couve-flor cozida, troque o presunto por peito de peru, compre o atum em água no lugar do atum em óleo, troque os queijos gordurosos por versões mais leves como o queijo cottage e a ricota, substitua o queijo parmesão ralado por ricota defumada e ralada." (Daniela Cyrulin, nutricionista da USP e da Instituto Saúde Plena)
"O mais importante é perceber que nenhum alimento é proibido.O famoso "prato colorido" é sem dúvida o mais saudável"
5. Escolha o lugar certo para comer
"As refeições devem ser feitas em lugares tranquilos e sem pressa. Comer bem devagar, sem pensar em compromissos e mastigar muito bem os alimentos fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo uma menor quantidade de comida. Também evite comer assistindo televisão, na frente do computador ou trabalhando, pois nessas situações perdemos a noção da quantidade de comida que estamos ingerindo." (Lidiane Martins, nutricionista diretora do NutryUp)

6.Fuja da farinha

"Uma pessoa que está buscando uma alimentação mais saudável deve evitar produtos com farinha refinada, como massas, bolos, biscoitos e alimentos processados, ricos em gordura e açúcar, como pipoca de microondas, sopas prontas cremosas, preparações congeladas, batatas chips e salgadinhos. Também vale caprichar em ervas aromáticas para temperar a comida como: alho, cebola, salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, louro, orégano, sálvia, curry, açafrão e coentro" (Lidiane Martins, nutricionista diretora do NutryUp)

7. Coma de tudo
"O mais importante é perceber que nenhum alimento é proibido, a não ser que a pessoa precise fazer uma dieta restritiva, caso seja paciente de diabetes ou doença celíaca, por exemplo. É muito comum que as pessoas pensem que comer só salada é uma boa forma de manter a alimentação saudável, mas isso não é verdade. O famoso "prato colorido", ou seja, aquele que tem uma fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas é sem dúvida o prato mais saudável". (Roberta De Lucena Ferretti, nutricionista e professora do curso de nutrição clínica na Universidade Gama Filho)
 
8. Estabeleça metas para a semana
"Além disso, pensar em longo prazo e criar um hábito saudável é muito importante. Dificilmente a pessoa consegue ingerir todos os alimentos que são fontes de vitaminas que o corpo precisa em um dia. Para isso, ela teria que comer vários tipos de frutas, carnes, legumes e verduras todos os dias. O melhor é fazer as metas para toda a semana. Fica mais fácil distribuir a alimentação adequada nesse período" (Roberta De Lucena Ferretti, nutricionista e professora do curso de nutrição clínica na Universidade Gama Filho)

9. Seja persistente
"Muito provavelmente, a mudança para uma alimentação adequada não ocorrerá do dia para a noite. Você deverá provar alimentos que não são de costume como frutas, legumes, verduras. Aceite que o paladar deverá ser estimulado. Desistir na primeira tentativa é um erro. Todos os dias, selecione alguns desses alimentos. Não gostou? Prove novamente. Tudo bem se você rejeitar, inicialmente. Mas desistir na primeira tentativa é subestimar o seu poder de mudança." (Roberta Stella, nutricionista chefe do programa de emagrecimento Dieta e Saúde)

10. Escreva sobre suas refeições

"Comece a fazer um diário alimentar. Escreva todos os alimentos ingeridos durante o dia, as quantidades e horários em que fez as refeições. Facilmente, você perceberá o erro e onde está o excesso. O diário alimentar servirá como um puxão de orelha para quem está fazendo uma alimentação inadequada. Mas, por outro lado, dará um estímulo grande quando perceber que está com disciplina e determinação, conseguindo colocar alimentos saudáveis em todas as refeições e reduzindo a quantidade dos alimentos menos saudáveis." (Roberta Stella, nutricionista chefe do programa de emagrecimento Dieta e Saúde)

11. Hidrate-se
"Beba pelo menos dois litros, mais ou menos oito copos de água todos os dias. A água ajuda na hidratação da pele e é fundamental como meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como a vitamina B1, B2, B6, B12 e a vitamina C. Além disso, a água é essencial para que o corpo fique disposto durante todo o dia." (Rosana Farah, nutricionista e professora dos cursos de graduação em nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie)

12.Ataque as frutas
"Consuma entre três e cinco porções de frutas todos os dias. Laranjas, maçãs, peras, melancia, tangerina, entre outras, são as melhores fontes naturais de vitaminas, minerais e fibras. Esses três componentes auxiliam o bom funcionamento do nosso intestino e auxiliam o nosso metabolismo a continuar ativo mesmo nos intervalos entres as refeições." (Rosana Farah, nutricionista e professora dos cursos de graduação em nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie)

13. Deixe o açúcar de lado
"Alimentos que têm uma grande quantidade de açúcar refinado são dotados de processos químicos na sua produção e possuem altíssimo índice de glicose, que aumentam os índices de glicemia do corpo. Essas características, aceleram o envelhecimento, aumentam flacidez por desestruturar o colágeno da pele e ainda possuem calorias, porém são desprovidos de nutrientes. Hoje em dia encontramos adoçantes naturais como a sucralose, derivada da cana de açúcar, porém sem calorias e sem alto índice glicêmico e a stevia, derivado de uma planta natural." (Daniela Jobst, nutricionista da Clínica NutriJobst)

14. Consumir alimentos fontes de antioxidantes

"As substâncias antioxidantes bloqueiam a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo a oxidação das células. Esses elementos são capazes de prevenir o aparecimento de tumores, o envelhecimento precoce e outras doenças. Alimentos com cores fortes, como tomate, goiaba, romã, cenoura, abóbora, manga, açaí, berinjela, uva, folhas verdes, legumes e brócolis, são ricos em antioxidantes." (Daniela Jobst, nutricionista da Clínica NutriJobst)
15.Saiba o que você está comendo
"O essencial é entender que as calorias são o combustível para o nosso organismo e que, sem elas, o nosso corpo fica sem energia. Escolher os alimentos só pelo número de calorias não é o mais indicado. Muitas vezes as calorias não são os principais perigos dos alimentos. O que na verdade faz toda a diferença na hora de uma alimentação saudável é a qualidade de nutrientes. A quantidade de gorduras, por exemplo. Por isso é importante ler os componentes de cada alimento." (Camila Leonel, nutricionista e Especialista em Adolescência Universidade Federal de São Paulo)

16.Saiba combinar os alimentos
 "O segredo da boa alimentação está em combinar todos os tipos de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água. A regra geral é que não há um tipo de alimento que deva deixar completamente a sua dieta, mas sim quantidades de nutrientes que devem ser controladas. Tudo é uma questão de variar o cardápio, não deixar de fora nenhum tipo de alimento e sempre comer em pequenas porções ou quantidades." (Camila Leonel, nutricionista e Especialista em Adolescência Universidade Federal de São Paulo)

17. Coma sem medo
"Hoje são tantas informações sobre a alimentação que as pessoas ficam com medo de comer. Quem procura uma dieta já não sabe mais se é bom ou não comer certo alimento, se é saudável deixar de ingerir certas comidas ou que tipo de substância engorda. Comer é importante, vital para a vida. Para quem tem dúvidas sobre dietas, a alimentação básica que nossos avôs conheciam e praticavam, ainda é uma boa dica por ter todos os tipos de nutrientes que o corpo precisa." (Ana Maria Roma Devorais, nutricionista especializada em distúrbios alimentares)

18. Procure o que você gosta
 "Comer de tudo um pouco, de todos os grupos de alimentos. Cereais (prefira as versões integrais), grãos, carnes/aves/peixes, frutas, verduras, leite e derivados e até mesmo as guloseimas. Praticar uma alimentação saudável também é saber comer alimentos "não tão saudáveis", mas que são apetitosos e fazem parte da cultura, da tradição de uma família. Não dá para comer só guloseimas , mas não podemos deixar colocar em nossas refeições aquelas comidas que dão sensação de bem-estar." (Ana Maria Roma Devorais, nutricionista especializada em distúrbios alimentares)

MOVIMENTE-SE



5 dicas para combater a preguiça de se exercitar

Você é daqueles que até quer começar a se exercitar, mas  não se sente muito motivado, sempre bate aquela preguiça e a data para começar a praticar exercício vai sendo adiada e nunca chega? Vamos dar algumas dicas para você expulsar a preguiça e começar de uma vez por todas a se exercitar!
  1. Crie uma rotina de exercícios. A primeira dica, e talvez uma das mais valiosas, é não desanimar! No começo da prática de exercício é comum sentir algumas dores no corpo, por exemplo, pois ele pode levar um tempo para se adaptar a nova rotina. Mas não desista! Crie uma rotina de exercícios frequente e logo seu corpo irá se adaptar e te deixar muito mais disposto no dia a dia. Porém, fique atento: Se as dores forem muito fortes e persistirem por mais tempo, algo pode estar errado e o melhor a fazer é procurar a orientação de um profissional da saúde.
  2. Escolha uma atividade que você goste e que te dê prazer. Deste maneira, será mais difícil desistir e a motivação para continuar se exercitando será maior.
  3. Respeite sempre seu limite. Não adianta fazer um super treino nos primeiros dias e depois desistir e parar de se movimentar. Vá incrementando sua rotina de exercícios físicos gradualmente, dessa maneira, será mais fácil incorporar esse novo hábito de maneira definitiva. Sempre que possível procure um profissional da área para que ele possa, junto com você, avaliar os melhores exercícios.
  4. Chame algum amigo para compartilhar destes momentos. Estar na companhia de pessoas queridas é sempre agradável, inclusive na hora de se exercitar. Se você tem amigos que já tem o hábito de praticar alguma atividade física regularmente, melhor ainda! Isso poderá estimulá-lo ainda mais. Essa pode ser uma maneira mais divertida e motivadora e se manter firme e forte nos seus objetivos.
  5. Tenha força de vontade! Ao criar um planejamento e tendo determinação para se manter ativo, com certeza você irá sentir os benefícios desse seu novo momento e, ao colher os primeiros resultados, você irá perceber que todo o esforço valeu a pena!




terça-feira, 20 de maio de 2014

Drenagem Linfática



A massagem terapêutica atua na prevenção de celulite e ajuda a limpar toxinas que formam os nódulos de gordura. Isso elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em curto prazo. O método ainda deixa a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea.

Como funciona a massagem



O sistema linfático funciona paralelamente ao circulatório. É formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, coletando os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para circulação sanguínea. Desta maneira, a drenagem atua com manobras que levam estes líquidos para as estruturas responsáveis em coletá-los.

A massagem é realizada através de pressões leves. É importante frisar que o método não é doloroso, tampouco deixa hematomas (roxos na pele). As pressões feitas na pele direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde será eliminado através da urina.

Drenagem linfática na gestação



A drenagem linfática costuma ser muito indicada durante a gravidez, já que a retenção de líquidos é uma das características mais marcantes nesta fase da vida da mulher. Isso acontece por que para dar conta do novo ser que está sendo gerado, o corpo da mamãe aumenta o volume sanguíneo em quase 50%, fazendo com que os líquidos dos capilares transbordem, causando o inchaço. Quando este líquido extravasa para o corpo em grande quantidade, o organismo sozinho não dá conta de coletar e eliminar pela urina. Isso leva a um acúmulo de componentes sujos perdidos no corpo, o que causa intoxicação. Esta intoxicação é percebida pelo nosso organismo, e gera excessos de respostas nervosas, deixando-nos em estado de irritação, nervosos.

Na gravidez, a drenagem somente pode ser realizada por um profissional especializado em gestantes, pois a massagem requer alguns cuidados fundamentais e algumas adaptações para o beneficio da mãe. A grávida precisa, inclusive, de uma prescrição médica para o início do tratamento.

Diminuição dos sintomas na TPM



A tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas que se inicia até quinze dias antes da menstruação, e cessa no início do fluxo menstrual. Atualmente, muitos estudos estão comprovando a existência dos sintomas desta síndrome durante toda a menstruação e um pouco após o término também. Isso se dá entre outros motivos pela mudança de hábitos sociais, estresse e má alimentação, reduzindo a resposta nervosa para inibir a produção dos hormônios no momento certo.

Os sintomas da TPM são: irritabilidade, alterações de humor, insônia, vontade excessiva de comer doce, ansiedade, comportamento depressivo, impulsividade, confusão mental, fadiga, inchaços pelo corpo, dor lombar, aumento de peso temporário e enxaqueca. Tudo isso acontece pelo desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, alterações na atividade de endorfina e serotonina (hormônios da felicidade e do prazer), mais o excesso de prolactina e deficiência das vitaminas B6 e vitamina E.

Todas estas intercorrências são tratadas através da drenagem linfática. O hormônio progesterona, presente em grande quantidade na TPM, causa flacidez na parede venosa, ou seja, os vasos ficam mais grossos e já não podem contrair como antes para levar o sangue para o resto do corpo. Consequentemente, causam prejuízo da circulação sanguínea. Isso dificulta a chegada de oxigênio por todo corpo, juntamente com os hormônios de inibição da TPM. Os sintomas então ficam mais intensos.

Sendo assim, a drenagem linfática atua numa melhor resposta do sistema circulatório, melhorando a atuação do organismo para inibição dos sintomas da TPM, além de eliminar as toxinas que causam irritação e melhorar a retenção hídrica que causa o inchaço.

Drenagem elimina celulite?



Sim, desde que o problema esteja no início. Mas com certeza a drenagem previne maiores formações. Qualquer que seja a causa da celulite - má alimentação, sedentarismo, cigarro ou alterações hormonais - o problema começa com um processo de retenção de líquido que levará á má oxigenação do tecido, endurecendo até formar nódulos. A drenagem eliminará o líquido excessivo e quebrará o ciclo vicioso da celulite.

Drenagem linfática e emagrecimento



A drenagem diminui a retenção de líquidos em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdome e coxas. Também acelera o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura.

Benefícios:

1 – Reduz o edema, o acúmulo de líquido - Com os movimentos  específicos, a drenagem mobiliza os líquidos nos tecidos de volta para os vasos linfáticos e depois sanguíneos.
2 – Diminui a CELULITE e o aspecto de casca de laranja provocado por retenção de líquido entre as células - A drenagem linfática reduz bastante a celulite, mas somente aquelas provocadas pelo acúmulo de líquido. Celulite por excesso de gordura localizada, flacidez ou outro motivo que não seja edema, pouco melhora com drenagem linfáica.
3 – Elimina a sensação de inchaço, principalmente em gestantes- No verão, pelo calor e vasodilatação costumamos ter uma sensação de inchaço que melhora muito após uma drenagem linfática. Por este motivo, também é bastante procurada pelas gestantes.
4 – Provoca relaxamento - Os movimentos suaves da drenagem também promovem relaxamento, combatendo o estresse.
5 – Reduz medidas - Após a sessão de drenagem, percebemos que a saída do líquido acumulado levou juntos alguns centímetros.
6 – Melhora a circulação sanguínea - Os movimentos realizados no sentido dos capilares linfáticos ajudam também o retorno venoso.
7 – Libera toxinas - Além de drenar os líquidos, também mobilizamos as eventuais  toxinas que ficam acumuladas e paradas no líquido acumulado.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

PARABÉNS FISIOCLÍNICA



     A FISIOCLÍNICA ESTÁ COMPLETANDO ESTA SEMANA 19 ANOS DE TRABALHO, COLABORANDO COM GRANDE PARTE DO CAMINHO DA REABILITAÇÃO DOS SEUS PACIENTES, REALIZANDO SEU OFÍCIO COM ORGULHO E DEDICAÇÃO, PARABÉNS FISIOCLÍNICA!!!

MUSCULAÇÃO




Tonificação muscular: a prática da musculação tonifica os músculos e ajuda na perda de calorias. O treinamento com o uso do peso, melhora ainda mais essa resistência muscular.

Auxilia na prevenção da osteoporose:  a pessoa que pratica musculação tem menos chance de desenvolver uma doença chamada de osteoporose, pois ela auxilia no fortalecimento dos ossos do corpo humano.

Aumento da força: a musculação deixa a pessoa mais forte, auxiliando na resistência para o trabalho diário e possíveis momentos que exijam de você o uso da força.

Fortalece a região da coluna vertebral: auxilia na prevenção de problemas na coluna vertebral, além de fortalecer a parte inferior das costas, diminuindo dores locais.

Diminui as chances de uma diabete: a prática de exercícios físicos é uma grande aliada à prevenção de doenças como a diabete. A musculação é uma das práticas benéficas, que pode ajudar a evitar o aparecimento da doença e para quem já tem diabete, pode auxiliar no tratamento e equilíbrio da taxa de glicemia sanguínea.

Melhora o sistema imunológico: assim como a prática dos demais exercícios, a musculação também auxilia no funcionamento do sistema imunológico.

Beneficia o sistema digestório: as pessoas que sofrem com prisão de ventre podem notar uma melhora no funcionamento intestinal  nos primeiros dias de prática da musculação, pois ela auxilia no bom funcionamento do sistema digestório.

Aumenta o equilíbrio: a musculação praticada regularmente auxilia a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora do praticante.

Ajuda na gestação: as gestantes que praticam musculação têm uma melhor recuperação pós-parto, menor incidência de câimbras durante a gestação, menor probabilidade de desenvolver varizes e ainda diminuem o ganho de peso.

Melhora o humor: a prática da musculação melhora o humor, a auto-estima e com isso as interações sociais. 

HIDROGINÁSTICA




- Benefícios da hidroginástica:

  • Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos; pessoas ocupadas com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com alguma deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os programas normais de exercícios.
  • É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interação, se soltar mais e até eliminar a inibição.
  • Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
  • Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora.
  • Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares.
  • Aumenta a circulação sangüínea e a resistência do sistema cardiorespiratório.
  • Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos.
  • Melhora a flexibilidade das articulações.

- Riscos/cuidados da hidroginástica:

  • Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema.
  • Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.
  • Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.

- Principais grupamentos musculares trabalhados na hidroginástica:

  • Glúteos.
  • Braços.
  • Pernas.
  • Abdômen.
  • Costas.

- Dicas para um melhor rendimento físico na hidroginástica:

  • Para trabalhar melhor a capacidade cardiovascular mantenha uma freqüência entre 70% e 85% da sua capacidadde total. Para perder peso e queimar gorduras é ideal manter a freqüência cardíaca entre 55% e 70%.
  • Mantenha a respiração de forma contínua, não a bloqueie.
  • Procure fazer pelo menos 3 aulas de 45 minutos por semana.

-Materiais/vestimenta/equipamentos para a hidroginástica:

  • Step: parecidos com os que são utilizados fora da água, trabalha exercícios de perna.
  • Halteres: são utilizados para realizar exercícios de braços. Existem vários tipos e formatos de halteres que influenciam no resultado do exercício.
  • Luvas: podem ser de material plástico, lycra ou neoprene. Aumentam resistência na água e dobram o esforço durante as aulas.
  • Tornozeleiras: são utilizadas nas pernas, mais especificamente nos tornozelos. Aumentam a resistência na água e fortalecem a musculatura dos glúteos e das pernas.
  • Noodles (cobrinha ou macarrão): é um flutuador versátil. É um material com várias utilidades. É usado para exercícios abdominais, exercícios de braço, exercícios localizados para pernas e glúteo.
  • Acquajogger: colete feito de espuma flexível, ajustável à cintura.
  • Aquafins: deve ser utilizado nos tornozelos ou nos punhos para trabalhar resistência. A força deve ser focada na musculatura em que se quer trabalhar. Tonifica os músculos mais rapidamente.



PILATES





1. É a melhor maneira de obter uma barriga lisa, especialmente após a gravidez;
2. O Pilates melhora a postura. Pilates coloca muita ênfase no alinhamento adequado durante o exercício. Isso o torna mais consciente do seu corpo e da posição correta do seu corpo em todos os momentos. Também exercita os músculos que são responsáveis por sua postura – os músculos de seu tronco. Esses três fatos fazem do Pilates diferente de todos os outros programas de exercícios lá fora, e tornam-no mais eficaz para criar uma postura graciosa;
3. O Pilates lhe dá um corpo esguio e elegante como o de dançarino profissional.;
4. O Pilates ajuda pessoas que têm dor nas costas. Além de poder ser um grande aliado dos Fisioterapeutas no tratamento das pessoas com lesões nas costas ou quaisquer condições graves, como hérnia de disco ou graves desvios posturais, o Pilates também pode contribuir muito para o alívio das dores nas costas devido a um estilo de vida sedentário, rigidez muscular e tônus muscular;
5. O Pilates ajuda a perder peso. O Pilates em sozinho pode não fazer você perder peso em um período de tempo muito curto, mas se você adicionar ao Pilates aeróbicos e combiná-lo com uma dieta bem equilibrada, então você pode esperar alguns resultados realmente surpreendentes;
6 . O Pilates ajuda a lidar com o desconforto e até mesmo dores durante o ciclo menstrual. Pratique alguns dias antes do início do ciclo e até mesmo durante a menstruação (escolhendo os exercícios mais fáceis), e você vai sentir a diferença;
7. O Pilates vai torna-lo mais flexível. Diversos exercícios de Pilates aumentam a flexibilidade da parte posterior do seu corpo, a área que causa a maioria dos problemas para todos nós, bem como a sua flexibilidade em geral. Sendo mais flexíveis teremos menos lesões, menos dores relacionadas com os músculos tensos e um melhor desempenho em qualquer tipo de atividade física;
8. Pilates energiza você, mesmo após o dia mais cansativo;
9. Faz você se sentir leve e descontraído;
10. O Pilates ajuda a esculpir seu corpo e dar-lhe a forma que você está sonhando;
11. O Pilates aumenta a densidade óssea;
12. Ele purifica a sua mente enquanto ele exercita o seu corpo. O Pilates é uma técnica de interação mente e corpo que promove a saúde do seu corpo, bem como a saúde da mente e do equilíbrio interior;
13. O Pilates ajuda com a sua vida sexual porque lhe dá o corpo que você gosta, exercita os músculos pélvicos,  assim como ajuda a entender e sentir o seu corpo melhor;
14. O Pilates ajuda a prevenir lesões nas suas articulações;
15. O Pilates ajuda você a encontrar o seu equilíbrio interior e se livrar da ansiedade. Um estudo recente da Universidade de Tel Aviv descobriu que a simples prática de exercícios para o equilíbrio (como Pilates) pode resolver problemas de ansiedade;
16. O Pilates melhora a coordenação neuromuscular;
17. O Pilates pode ajudar a melhorar a memória. Exercícios que incluem exercícios de coordenação, assim como sequencias de alguns exercícios ajudam a melhorar a memória;
18. Exercícios de Pilates no solo podem ser praticados em qualquer lugar;
19. O Pilates melhora a estabilidade e equilíbrio em idosos. Este é um fato muito importante, pois pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas idosas;
20. O Pilates fortalece o seu Core (músculos responsáveis pela sustentação do seu corpo). Os  exercícios de Pilates focam a ativação do Core, ou centro de força, como ponto de partida para todos os movimentos, o que garante abdominais e costas fortes;
21. O Pilates promove a consciência do corpo, o que muda a maneira de sentar, andar e olhar.
22. O Pilates ensina controle do corpo. Os exercícios de Pilates não isolam cada um dos seus grupos musculares para serem executados, em vez disso exercita o seu corpo como um todo, oque não cria desequilíbrios musculares que são comuns a outros tipos de exercícios;
23. O Pilates melhora a circulação sanguínea em seu corpo, o que torna a pele mais radiante e seu corpo saudável.
24. O Pilates tem se mostrado eficaz no alívio dos sintomas da fibromialgia, artrite e artrose, bem como na recuperação depois do câncer (particularmente o câncer de mama) e outros procedimentos cirúrgicos (principalmente joelho, quadril e cirurgias no pé);
25. O Pilates melhora a auto-eficácia a qualidade do sono e humor.

ISO-STRETCHING


 
 
*O Iso-stretching consiste em uma ginástica terapêutica composta de exercícios que permitem alongar e fortalecer os músculos atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares;
 
*A técnica ajuda a aumentar a força muscular e como não tem impactos, não causa lesões musculares;
 
*É recomendado para todas as idades e tipos físicos;
 
*Possibilita correção da postura;

*Melhora a flexibilidade/elasticidade e o alongamento da musculatura;

*Fortalece isometricamente a musculatura;

*Evita a incontinência urinária;

*Melhora condição física;

*Aumenta a conscientização corporal;

*Melhora a circulação sanguínea e linfática;

*Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
 
*Diminui as tensões musculares, promovendo bem-estar e qualidade de vida.



 

 

Ser fisioterapeuta é ter duas mãos e um coração entre elas, é manter expressão serena, mesmo com a alma desesperada, manter a mente quieta mesmo diante do desespero,ter um brilho no olhar mesmo quando não temos esse motivo, é transformar lágrimas em desabafo e ser humana para dar conforto.O coração estremece por muitas vezes cheio de emoções inexplicáveis, mas proporcionando o alívio dentro da alma, levando conforto para o coração e com nossa sabedoria poder proporcionar a reabilitação. Ser fisioterapeuta é acreditar na esperança que dias melhores virão, é vencer o sentimento de onipotência que nós é erroneamente delegado, é reconhecer nossos próprios limites. Mas, acima de qualquer coisa, fazei Deus que nunca perca a capacidade de chorar e jamais esquecer que em minhas minhas mãos junto com sua mão existe o maior milagre ”A vida”.